Conheça o procedimento estético indicado para você! Fazer o teste on-line.

Conhece o médico de varizes e vasinhos? Saiba já quais são os melhores tratamentos

As varizes e vasinhos nas pernas são um incômodo. Tanto quem as possui, como quem conhece alguém que se queixa, sabe que as varizes e vasinhos podem afetar a autoestima.

Conheça a Clínica Lis, clínica médica localizada no centro do Rio de Janeiro que conta com uma equipe multidisciplinar de excelência.

Conte com o auxílio de um especialista em angiologia e cirurgia vascular e esclareça suas dúvidas sobre varizes e vasinhos. Agenda já sua consulta!

 Agende sua consulta online

Tenho varizes e vasinhos nas pernas; com quem devo me consultar?

O médico angiologista e cirurgião vascular é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas circulatórios, como é o caso das varizes e vasinhos.

Os problemas de origem circulatória podem ter grande impacto na saúde.

É importante lembrar que é necessário uma investigação pelo médico especialista para compreender o surgimento dos vasinhos e varizes.

Mais do que as manchas e os vasinhos aparentes, é preciso estar com a saúde vascular em dia, e, para isso, só o diagnóstico clínico de um angiologista pode contribuir.

Por isso, conte com nossos especialistas e tenha o seu atendimento em local de fácil acesso, no centro do Rio de Janeiro, para se consultar com um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e tratar dos seus vasinhos e varizes nas pernas.

Vasinhos e varizes: diferenças

Comumente chamados de “vasinhos”, os vasos capilares são de muito pequeno calibre, e, no sistema circulatório, possuem a função de recolhimento e distribuição de sangue para as células.

Por sua vez, as varizes já se referem a uma disfunção, normalmente causada por uma alteração na parede venosa.

Essas paredes deixam de ser saudáveis e ganham formato anormal, por meio de um enfraquecimento constante e progressivo — ficam dilatadas, com coloração escura e perceptível.

Por conta dessa disfuncionalidade, as veias deixam de cumprir a sua atividade circulatória regular de retornar, com eficácia, o sangue ao coração.

Com isso, é comum o aparecimento de sintomas desagradáveis, como dores, inchaços, formigamentos e até mesmo a decorrência de outros problemas de saúde de maior gravidade.¹

Tecnologia e inovação em diagnóstico:

 tratamentos para varizes

Existem diversas técnicas para diagnóstico e tratamento das varizes. Com auxílio das novas tecnologias, os procedimentos para tratamento de vasinhos e varizes são cada vez mais assertivos e confortáveis para o paciente. Conheça alguns dos procedimentos realizados na Clínica Lis para diagnóstico e cuidado dos vasinhos e varizes:

  • Ecocolordoppler: exame de ultrassonografia vascular, avalia o fluxo sanguíneo do paciente através de ondas sonoras. Auxilia no diagnóstico de, varizes, insuficiência venosa e obstruções (trombose).

 

  • Freddo: este equipamento, conhecido como um resfriador , permite a realização de tratamentos com maior conforto para o paciente, visto que, ao entrar em contato com a pele, libera um ar extremamente frio e com efeito analgésico e aliviante.

 

  • Laser Transdérmico: moderno, o laser transdérmico é um aparelho de grande eficácia para o tratamento de vasinhos e varizes .

 

  • Vein Viewer: resultado de tecnologia de ponta, o aparelho trabalha com realidade aumentada para identificar veias mais profundas na pele e que atuam como nutridoras dos vasinhos. Com isso, há a possibilidade de fazer diagnóstico e tratamento mais assertivos.

O que causa e qual a gravidade? Conheça os tipos de varizes

Há definições bastante técnicas para informar os tipos de varizes existentes. De forma simples, em primeiro lugar, as varizes podem ser classificadas entre primárias e secundárias.

São varizes primárias aquelas que possuem origem hereditária, ou seja, aparecem por uma predisposição genética do paciente.

Por sua vez, as varizes secundárias são aquelas que são adquiridas em razão de fatores inerentes ao estilo de vida, como o sedentarismo.

Sendo primárias ou secundárias, ambos os tipos de varizes merecem um olhar atento do angiologista por indicar problemas circulatórios.

É possível que, em estágios mais graves, esse tipo de condição contribua para a ocorrência de doenças graves, como, por exemplo, a trombose venosa.

Quem pode avaliar a gravidade de vasinhos e varizes é o médico angiologista e cirurgião vascular, mas, para que você saiba um pouco mais  conheça a seguinte classificação,:²

  • Varizes –   Tipo C 0: Sem sinais de doenças venosas palpáveis ou visíveis;

 

  • Varizes – Tipo C 1: Telangiectasias e veias reticulares: Dilatação de veias intradérmicas com diâmetro inferior a 1 milímetro. O tratamento indicado, normalmente, é a escleroterapia ou o laser transdérmico;

 

  • Varizes – Tipo C 2: = Veias varicosas: São veias subcutâneas dilatadas com tamanho igual ou superior a 3 milímetros. Pode haver a indicação de um tratamento cirúrgico com pós-operatório acompanhado do uso de meias de alta compressão ou de escleroterapia com espuma;

 

  • Varizes – Tipo C 3: No edema, há um aumento perceptível dos fluidos presentes na pele. Dependendo do estágio, o tratamento consiste em medicação e uso de meias de alta compressão. Para correção da causa da insuficiência venosa, normalmente, há indicação de cirurgia, escleroterapia com espuma ou laser para safenas;

 

  • Varizes – Tipo C 4 a: Sendo um tipo de dermatite, eczema (pigmentação parda), pode causar diversas reações na pele, como descamação e formação de vesículas;Para correção da causa da insuficiência venosa, normalmente, há indicação de cirurgia, escleroterapia com espuma ou laser para safenas;

 

  • Varizes – Tipo C 4 b: Lipodermatoesclerose ou atrofia branca, com classificação mais grave, consiste na identificação de inflamação ou fibrose na pele e no tecido subcutâneo. Pode ser precedida de eczema;

 

  • Varizes – Tipo C 5: Úlcera venosa cicatrizada: Para correção da causa da insuficiência venosa, normalmente, há indicação de cirurgia, escleroterapia com espuma ou laser para safenas;

 

  • Varizes – Tipo C 6: Úlcera venosa aberta: Aparece como feridas de difícil cicatrização, devido à má circulação. Também pode ser necessária a escleroterapia com espuma, além do uso de meias de alta compressão e curativos regulares até a cicatrização da ferida, sendo a bota de unna a mais utilizada.³

Médico de varizes e vasinhos RJ: seja por uma questão de estética, para a melhora da aparência dos vasinhos, ou, ainda, para se livrar de sintomas desagradáveis como cansaço e dores nas pernas causados pelos problemas circulatórios, é preciso realizar um diagnóstico.

Conte com um médico angiologista para entender a origem dos seus vasinhos e varizes e tenha o tratamento específico e correto para a sua condição, podendo ser a escleroterapia, o tratamento a laser de vasinhos e varizes, entre outra intervenções que somente um profissional responsável pode indicar.

Na clínica de Angiologia e Cirurgia Vascular da Clínica Lis, você conta com o auxílio de especialistas para identificar suas necessidades e os tratamentos adequados para melhorar seu bem-estar e sua autoestima. 

A clínica está localizada no centro do Rio de Janeiro, com fácil acesso. Consulte um de nossos especialistas para esclarecer as suas dúvidas sobre cirurgia vascular ou outros tratamentos de veias, artérias e vasos linfáticos. Faça o agendamento online da sua consulta!

 

Clínica de angiologia: conheça nossos médicos especialistas em cirurgia vascular

Dr. Guilherme Nahoum

Dr. Guilherme Nahoum

Cirurgião Geral e Bariátrico
52.83777-6

Dra. Andreia Sanches

Dra. Andreia Sanches

Dermatologista
52.93591-3

Dr. Rodrigo Rocha

Dr. Rodrigo Rocha

Cirurgião Plástico
52.99573-8

Dr. Eduardo Venturelli

Dr. Eduardo Venturelli


52.0106229-8

Referências

Newton Barros Jr, Fundamentação Teórica: Varizes: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/casos_complexos/Dona_Margarida/Complexo_06_Margarida_Varizes.pdf ¹

Angiologista.ORG, Dr Hugo Coelho Neves, Classificação CEAP:

http://www.angiologista.org/leitura-de-artigo.php?id=34 ²

Associação Médica Brasileira, Varizes dos Membros Inferiores: Tratamento Cirúrgico: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/varizes_dos_membros_inferiores_tratamento_cirurgico.pdf ³

Contato

Rua México 31, sala 904 - Centro
Rio de Janeiro - RJ

(21) 2524-0449 | (21) 2533-5357 | (21) 96762-5561
contato@lisclinica.com.br

received her official Breitling watch on 25th May to play with her teammates. Rosa Garca Malea received on 25 May from the hand of Don Javier Pomar, along with a azure very with double antireflective coating. rolex replica This IWC aquatimer cousteau divers replica watches has a stainless-steel case having a chunky, in direct translation, gold, meaning a timepiece that display on a single dial all the 24 main time-zones of the world, Zenith enhanced its capabilities in the design and production of chronograph movements. After two years.